22 de Maio - Santa Rita de Cássia

22 de Maio - Santa Rita de Cássia

Santa Rita, freira.
Nasceu em Roccaporema, na Limbria, em 1381. Casou-se com Paulo de Ferdinando, jovem violento e irrequieto que a fez sofrer humilhações, sendo assassinado por vingança de inimigos. Os filhos juraram a morte do pai. Rita viveu, então, a segunda etapa de sua vida de sofrimentos, pois teve que admitir a hipótese dos filhos se tornarem homicidas. Por isso, chega a pedir a Deus que os levasse desta vida.
Com a morte dos filhos, resolve se tornar freira, mas não foi aceita. Conta-se que teria sido levada ao mosteiro de forma milagrosa, recebendo o hábito de monja agostiniana, entregando-se à penitência, à oração e ao amor do Crucificado, que a associou intimamente a sua Paixão, imprimindo-lhe na testa um espinho de sua coroa. O estigma, recebido durante um êxtase em que contemplava a Paixão do Senhor, marcou-lhe a testa com uma dolorosa chaga purulenta, por 14 anos, até a morte em 22 de maio de 1457.
Seu corpo permanece intacto até os nossos dias, no Santuário de Cássia. Santa Rita é modelo de mulher forte: mãe, esposa, viúva e freira, intimamente ligada à Paixão de Cristo, nesta vida, para participar da glória de sua ressurreição. Por isso, é invocada como a santa das coisas impossíveis.

Santa Rita, Rogai por nós.

Compartilhe


Código HTML:

Veja mais cartões, recados, mensagens, poemas de Santo do Dia

Comentários